destaque,Mídia

CORONA VÍRUS: NO SEU SALÃO, NÃO!

18 mar , 2020  

É verdade que empreendedores de sucesso nascem em meio a crises. É através de cenários escassos e da incessante “teimosia” em se levantar, que somos transformados em pessoas bem-sucedidas, e sucedidas além da questão monetária.

E diante de um contexto incomum como este, não poderíamos nos calar, pois ainda que o “fique em casa” seja uma das medidas, sabemos que é um no outro que encontraremos o caminho para nos tornarmos sobreviventes, e nos transformarmos em pessoas verdadeiramente sucedidas.

A área da beleza é uma das mais promissoras do país, sempre numa crescente demanda, mas para sustentar nossa posição no pódio, precisamos redobrar os cuidados, e mostrar o quanto a organização e um bom planejamento pode salvar qualquer negócio, sendo assim, separamos algumas medidas e protocolos de biossegurança, que ajudarão você e o seu salão a passar por este momento em que vivemos.

Vem com a gente, vamos juntos?

O CONHECIMENTO É A NOSSA PRIMEIRA ARMA.

Certamente a ignorância oferece muito mais risco à condição vital das pessoas do que qualquer outro vírus, o bom, é que pra ela já criaram uma vacina, que se chama GOOGLE. Logo, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa, e através de fontes seguras (e isso não inclui Facebook, Instagram, grupo da família ou qualquer outro meio capaz de propagar Fake News) se coloque realmente a par de toda a situação e principalmente, de todas as medidas de prevenção, para que deste modo, seu negócio cumpra com todas as observações e esteja 100% operando de acordo com as soluções que temos até o devido momento. Uma das suas principais fontes é a própria OMS (Organização mundial de Saúde).

 

CRIE UM CENÁRIO POSITIVO

Consciente sobre o impacto do Coronavírus no seu salão crie um cenário otimista entre os colaboradores e clientes, sendo uma pessoa agente de transformação e não de pânico. Tomando assim, todas as medidas necessárias para manter o estabelecimento aberto e executar serviços com segurança.

Atuar motivando as pessoas e amenizando o medo que tem se estabelecido na sociedade é outro ponto importante, que pode ser trabalhado no relacionamento presencial com os clientes, por meio do marketing, nas Mídias Sociais, no atendimento telefônico e/ou via mensagens de WhatsApp.

 

CONSCIÊNCIA COLETIVA

Neste cenário, envolva a sua equipe na criação de um plano de hipótese emergencial e motive cada um a agir de forma positiva. É importante ouvir, considerar opiniões de todos, apresentar suas ideias e decidir juntos. Afinal, todos partilham dos mesmos riscos – saúde e financeiro.

 

TRANSMITA SEGURANÇA

A rotina de empresas na área da beleza deve mudar no período atual em que vivemos, com medidas protetivas e atuação segura destes profissionais. Em primeiro lugar está a saúde de todos, e ressaltar isso em suas Mídias Sociais, como o Instagram, Facebook e WhatsApp é essencial, mostrando por meio delas, que seu estabelecimento está tomando as providências de prevenção. E assim, tranquilizar os clientes e estimular o público a consumir seus serviços. É preciso divulgar isso para aumentar a confiança dos consumidores!

FORTALEÇA O RELACIONAMENTO COM QUEM JÁ É CLIENTE

A relação próxima com quem já consome o seu serviço, além de trazer um cenário mais claro sobre o impacto do Coronavírus em seu salão, permitirá que você tranquilize seus clientes e comunique suas medidas protetivas para estimular a frequência de quem já conhece e confia no seu salão e/ou em você. Esse contato pode ser por telefone, feito especialmente por quem tem habilidade em comunicação, ou com outras ferramentas de divulgação.

 

REDUZA GASTOS

Quando o salão é afetado por causas externas, como neste caso o Coronavírus, é fundamental descobrir e selecionar quais são os custos que podem ser diminuídos temporariamente e fazer cortes destes.

 

JOGO DE CINTURA

Converse com seus fornecedores para encontrarem juntos a melhor saída para esse período incerto na economia. Recomendamos que tome medidas de prevenção para pelo menos 60 dias, com risco de queda nos lucros.

 

CONVERSAR É A CHAVE DO NEGÓCIO

As redes sociais estão aí para serem usadas, por isso nesse momento utilize seus canais de comunicação para informar, conscientizar e tranquilizar o seu público. Sabemos que na área em que atuamos o contato direto com clientes e funcionários é constante, por isso alertá-los sobre as medidas de segurança que estão sendo tomadas pelo seu estabelecimento é tão importante. Preparamos algumas mensagens que vocês podem encaminhar para garantir a tranquilidade de todos aqueles que fazem parte do seu convívio, dê uma olhada:

  • Oriente seus clientes sobre a forma de transmissão do Coronavírus. Ele é transmitido de pessoa para pessoa por via respiratória, devido a contato ou proximidade. A recomendação atual é que se evitem apertos de mão, abraços e beijos, para diminuir as chances de contágio.
  • Também existe a possibilidade de transmissão indireta devido ao contato com superfícies contaminadas pelo vírus. Por isso é necessário que todas as medidas de esterilização sejam tomadas dentro do seu estabelecimento. Isso vai garantir ainda mais segurança para todos que frequentem o espaço.

  • Lembre tanto seus clientes quanto seus colaboradores de sempre realizar constantemente a higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel 70%, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

IMPORTANTE: O ÁLCOOL DEVE SER RIGOROSAMENTE O 70%, PORQUE ELE AGE PERÍODO SUFICIENTE COMBATENDO O VÍRUS COM TOTAL EFICIÊNCIA.

  • Redobre os cuidados com a limpeza do seu ambiente e garanta a esterilização de superfícies, balcões, cadeiras, bancadas, lavatórios, macas, acessórios e instrumentos.
  • Em especial aos acessórios e instrumentos, eles devem ser bem lavados ANTES com água e sabão para a retirada de resíduos orgânicos e só assim DEPOIS feita a assepsia com o Álcool 70%, para descontaminação e uma limpeza efetiva.

  • Ressalte a importância das medidas de segurança caso algum cliente ou colaborador apresente sintomas respiratórios ou febre. É preferível adiar a visita ao salão nesses casos, para que se garanta a segurança de todos quanto à possibilidade de contágio. Também alerte aos frequentadores a partir de 60 anos para que se resguardem em casa conforme as instruções do Ministério da Saúde.
  • Ainda não ocorreu a emissão de nenhuma recomendação do Ministério da Saúde quanto ao fechamento de estabelecimentos da área da beleza, mas mesmo assim é importante seguir as demais instruções relacionadas à limpeza do local e a melhor forma de realizar o contato com o cliente.
  • E o mais importante, é realizar higienização frequente e correta das mãos. É necessário usar água e sabão, lavar as palmas, laterais, dorso, ponta dos dedos, punhos, entre os dedos e em seguida utilizar álcool em gel 70%.

  • Por fim evite contato com os olhos, nariz e boca; dessa forma você consegue garantir não apenas a sua segurança mas também daqueles que estão seu redor, sejam eles amigos, família, clientes ou funcionários.

Qualquer dúvida DISQUE SAÚDE 136 para contato com o MINISTÉRIO DA SAÚDE ou consulte o site www.saude.gov.br que traz notícias importantes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *